NOVIDADES

CAT | O que é? Qual a importância?

Compartilhe
Compartilhe

A Comunicação De Acidente de Trabalho (CAT) é um formulário utilizado para comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional. Ele tem grande importância tanto para o trabalhador quanto para a própria empresa.

 

Mas como proceder em caso de eventual acidente de trabalho?

  1. Investigação preliminar: O primeiro passo é realizar uma investigação frente as circunstâncias do eventual acidente, na investigação devem ser apurados todos os fatos relacionados ao acidente como: condições do ambiente, meio de transporte, trajeto realizado etc. Consulte sempre sua equipe de Saúde e Segurança neste processo.
  2. Abertura da CAT / Registro oficial: A comunicação do acidente de trabalho (CAT) é um registro oficial do incidente que documenta detalhes importantes, como a data, hora, local e circunstâncias do acidente. O preenchimento e envio do comunicado de acidente de trabalho são exigências legais. As leis trabalhistas estabelecem prazos para a notificação do acidente, e o não cumprimento dessas obrigações pode acarretar penalidades para a empresa.
  3. Dos direitos do trabalhador: A comunicação de acidente de trabalho permite ao trabalhador exercer seus direitos, garantindo o acesso a benefícios como assistência médica, afastamento remunerado, reabilitação profissional e estabilidade, no entanto, deve-se sempre levar em conta a análise temporal. O caso deve ser analisado pela equipe multidisciplinar.
  4. Prevenção / Análise de segurança: Frente a ocorrência de um acidente, complicações futuras devem ser evitadas. Assim, revise as medidas de segurança existentes e implemente melhorias para prevenir acidentes futuros. Este processo cria um ambiente de trabalho mais seguro e protege a saúde dos colaboradores.
  5. Estatísticas e monitoramento: Os dados coletados a partir dos comunicados de acidentes de trabalho são importantes para o monitoramento e a elaboração de estatísticas sobre a segurança no trabalho. Essas informações permitem identificar tendências, áreas de maior risco e direcionar esforços da equipe de Saúde e Segurança para a prevenção de acidentes, além de auxiliar na emissão do relatório analítico previsto em lei.

Por fim, a comunicação de acidente de trabalho é fundamental para melhorar a segurança no ambiente laboral, cumprir as obrigações legais, garantindo o respaldo legal a empresa e a proteção aos diretos do trabalhador.

Pesquisar

Últimas Novidades

Quero falar

com um consultor

Quero receber
uma ligação

de um consultor

QUERO FALAR

com um consultor



QUERO RECEBER
UMA LIGAÇÃO

de um consultor