FAQ

Perguntas e Respostas mais Frequentes

Pesquisar

São de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Deve ser solicitado a aprovação de suas instalações ao Órgão Regional do MTE.

Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

É o de promover e preservar à saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

São eles:

a) admissional;

b) periódico;

c) de retorno ao trabalho;

d) de mudança de função;

e) demissional.

Programa de Gerenciamento de Riscos.

Este Programa visa estabelecer uma sistemática para identificação de perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde, avaliação e classificação dos riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção. Por consequência, obtém-se uma gestão eficiente dos riscos ambientais, minimizando as possibilidades de ocorrência de perdas, acidentes, doenças, entre outros.

e-Social significa: Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista.

  • Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.  
  • O projeto e-Social é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb

Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

A administração da empresa deverá designar um responsável pelo cumprimento das atribuições desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento conforme dispõe para qualquer outro membro de CIPA.

Quero falar

com um consultor

Quero receber
uma ligação

de um consultor

QUERO RECEBER
UMA LIGAÇÃO

de um consultor



QUERO FALAR

com um consultor