Houve aumento das notificações de casos de dengue no Brasil em 2024: 17 municípios declararam estado de emergência de saúde pública e seis estados já atingiram epidemia (300 casos para cada 100 mil habitantes).
Mas o que é a dengue?
A dengue é uma doença viral que pode ser causada por quatro sorotipos diferentes (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), todos transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Quais os sintomas da doença?
Os sintomas costumam incluir cefaleia (dor de cabeça intensa), febre (acima de 38,°C), mialgia (dor muscular), artralgia (dor articular) e petéquias (manchas vermelhas na pele).
Quadros graves da doença podem apresentar hemorragias (sangramentos), dor abdominal, irritabilidade ou sonolência, vômitos persistentes e diminuição da pressão arterial: frente a esses sintomas a procura de atendimento médico deve ser imediata.
Já tive dengue, posso ter novamente?
SIM! Você pode ter uma nova infecção pelo vírus da dengue.
Dengue mata?
Sim, devido ao sangramento e complicações a dengue pode matar e, por esse motivo, frente aos sinais de alarme devemos procurar atendimento médico especializado.
Quais remédios NÃO posso tomar?
- Anti-inflamatórios (nimesulida, cetoprofeno, ibuprofeno, diclofenaco, entre outros…)
- Corticoides (dexametasona, predinisona, entre outros…)
- Salicilatos (AAS, entre outros…)
- Antibióticos (clindamicina, amoxicilina, ciprofloxacino, entre outros…)
Como prevenir a doença?
A prevenção da dengue envolve principalmente a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Isso inclui esvaziar recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas e latas, onde os mosquitos depositam seus ovos.
O uso de telas em janelas e portas e o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo também podem ajudar a prevenir picadas.
Além disso, é importante usar repelentes corporais, principalmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos. O repelente deve ser o ÚLTIMO produto a ser aplicado sobre a pele.
Por fim, programas de controle de mosquitos, como a aplicação de inseticidas e o manejo ambiental, são implementados em áreas afetadas para reduzir a população de mosquitos transmissores.
Existe vacina contra a dengue?
SIM! A vacina da dengue É segura e está disponível para aplicação na rede privada em toda população de 4 a 60 anos. No SUS a vacina está sendo distribuída em etapas, inicialmente para aqueles com maior risco de desenvolver a forma grave da doença: fique atento e vacine-se de acordo com a política de vacinação do seu estado para o seu grupo etário.
Mesmo quem já teve a doença DEVE se vacinar.