Você sabia que a perda auditiva no trabalho está entre os principais problemas de saúde relacionados ao ambiente ocupacional?
Em muitos casos, essa condição se desenvolve de forma silenciosa, progressiva e irreversível, impactando com isso diretamente a qualidade de vida do trabalhador e a produtividade da empresa.
Felizmente, é possível prevenir e até evitar que isso aconteça.
Neste artigo, vamos explicar o que é a perda auditiva no ambiente de trabalho, como ela acontece, os impactos para sua empresa e, principalmente, como prevenir de forma eficaz.
Índice:
- O que é a Perda Auditiva Ocupacional?
- Como acontece a Perda Auditiva no trabalho?
- Como sua empresa pode prevenir a Perda Auditiva no Ambiente de Trabalho?
- Soluções para evitar a Perda Auditiva Ocupacional na sua empresa
- Benefícios diretos para sua empresa na prevenção a Perda Auditiva Ocupacional
- Cuidados com a audição dos colaboradores
O que é a Perda Auditiva Ocupacional?
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) ou Perda Auditiva Ocupacional é a redução gradativa da capacidade auditiva, causada pela exposição contínua a níveis elevados de ruído no ambiente de trabalho.
Este tema, é especialmente abordado na NR-7, em seu anexo II, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), e na NR-15, que classifica os níveis de exposição ao ruído como insalubres.
Como acontece a Perda Auditiva no trabalho?
O processo geralmente é gradual e silencioso.
No início, o colaborador pode apresentar sinais sutis, como:
- Dificuldade para entender conversas em ambientes ruidosos;
- Necessidade de aumentar o volume de aparelhos sonoros;
- Zumbido ou sensação de ouvido “tapado”;
A exposição prolongada ao ruído sem o uso adequado de proteção auditiva pode danificar as células sensoriais da cóclea, ou seja, a parte do ouvido interno responsável por transformar os sons em impulsos elétricos.
Importante lembrar: a perda auditiva ocupacional é irreversível, mas evitável com medidas adequadas de prevenção.

Como sua empresa pode prevenir a Perda Auditiva no Ambiente de Trabalho?
Prevenir a perda auditiva no ambiente de trabalho exige mais do que a simples entrega de protetores auditivos.
É preciso uma abordagem integrada, que envolva:
1. Avaliações auditivas periódicas
Realizar exames como audiometria desde o exame admissional até os periódicos e demissionais ajuda a identificar alterações precoces.
2. Monitoramento dos níveis de ruído
Medir os níveis de pressão sonora em cada posto de trabalho e ajustar o tempo de exposição conforme os limites legais.
3. Orientação sobre o uso correto dos EPIs
Capacitar os colaboradores sobre como e quando usar os protetores auditivos, bem como fiscalizar seu uso, através de inspeções direcionadas e documentadas.
4. Gerenciamento dos dados audiométricos
Através de indicadores para tomada de decisão.
5. Gestão auditiva baseada em evidências
Implantação e desenvolvimento de cronograma de ações, de acordo com os resultados auditivos.
O programa Audição em Movimento, desenvolvido pela TAP, por meio de uma assessoria fonoaudiológica, tem como objetivo promover e prevenir a saúde auditiva da empresa e de seus colaboradores.
Soluções para evitar a Perda Auditiva Ocupacional na sua empresa
A TAP oferece soluções completas em saúde e segurança do trabalho, com foco especial na preservação auditiva dos colaboradores.
O programa Audição em Movimento conta com:
- Avaliação auditiva
- Acompanhamento por indicadores técnicos e epidemiológicos
- Exames audiológicos com interpretação especializada
- Oficinas e treinamentos sobre saúde auditiva
- Monitoria nos postos de trabalho e orientação presencial
- Sistema TAP para centralização dos dados e histórico dos colaboradores
Além de reduzir o risco de doenças ocupacionais, essas ações promovem engajamento, acolhimento e melhoram a comunicação dentro da empresa.

Benefícios diretos para sua empresa na prevenção da Perda Auditiva Ocupacional
Empresas que investem nesta prevenção, colhem uma série de vantagens:
- Redução do absenteísmo;
- Menor sinistralidade junto ao plano de saúde;
- Diminuição de processos trabalhistas;
- Economia em exames e tratamentos corretivos;
- Melhoria no clima organizacional e na produtividade.
Cuidados com a audição dos colaboradores
A saúde auditiva dos colaboradores deve ser uma prioridade nas estratégias de saúde, segurança e bem-estar no trabalho.
Com ações coordenadas, sua empresa protege não apenas a audição dos colaboradores, mas também o futuro do negócio.
Fale com nossos especialistas e descubra como implantar um programa de saúde auditiva personalizado para sua realidade.





