NOVIDADES

ORIENTAÇÕES SOBRE SARAMPO

Compartilhe
Compartilhe
ORIENTAÇÕES SOBRE SARAMPO

Em meio à Pandemia da Covid-19, o Brasil tem 23 vezes mais casos de sarampo em 2020 do que o registrado nos mesmo meses no ano anterior (período avaliado Dez/2018 a Maio/2019 e Dez/2019 a Maio/2020) Sarampo é uma doença viral grave, que pode ser fatal. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Sintomas

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

 

Prevenção

A vacina tríplice viral (SCR) é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Nos últimos meses, temos visto no Brasil um aumento nos casos de sarampo, uma doença viral que até então estava controlada no País. As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação.

 

Campanha

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina; Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra? De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses; De 30 a 59 anos – Apenas uma dose.

 

Gestantes podem tomar vacina?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

 

Em caso de dúvidas, contate um membro de nossa equipe de saúde. É um prazer te atender!

TAP Saúde e Segurança Ocupacional (11) 5906-7900

Pesquisar

Últimas Novidades

Quero falar

com um consultor

Quero receber
uma ligação

de um consultor

QUERO FALAR

com um consultor



QUERO RECEBER
UMA LIGAÇÃO

de um consultor