O Dia do Orgulho LGBT, também conhecido como Dia do Orgulho LGBTQ+, é comemorado em 28 de junho. Essa data marca o evento histórico conhecido como “Stonewall Riots”, que ocorreu em Nova York, em 1969.
As manifestações de Stonewall foram um ponto de virada no movimento de direitos LGBT, onde a comunidade LGBTQ+ se rebelou contra a discriminação e violência policial sofrida na época. Esse momento de resistência e luta pelos direitos civis se tornou um marco importante na história da comunidade LGBT
Atualmente, o Dia do Orgulho LGBT é celebrado em todo o mundo com paradas, eventos, marchas e atividades que buscam promover a igualdade, a diversidade e o respeito pelos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outras identidades de gênero e orientações sexuais.
Essa data é uma oportunidade para celebrar as conquistas alcançadas pela comunidade LGBT ao longo dos anos, mas também para conscientizar sobre os desafios contínuos que a comunidade ainda enfrenta em termos de discriminação, preconceito e desigualdade. É um momento de união, visibilidade e reafirmação dos direitos e da dignidade de todas as pessoas LGBT+.