O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, foi estabelecido em 20 de fevereiro. O objetivo da campanha é evidenciar à problemática das drogas, a partir do alerta e conscientização da população sobre os malefícios decorrentes do uso indevido dessas substâncias, destacando a importância da prevenção e do tratamento.
Saúde é vida, e o seu apoio pode fazer a diferença na vida de quem sofre com essa doença.
Realmente é uma doença?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença.
Severidade:
O uso indevido de substâncias como álcool e outras drogas é um problema de saúde pública internacional que preocupa nações do mundo inteiro, afetando valores culturais, sociais, econômicos e políticos.
Precisa de um apoio ou mais informações?
Disque 132. O call-center orienta e informa sobre os riscos do uso indevido de drogas e seus efeitos no organismo, bem como oferece auxílio para buscar locais de tratamento.
Tratamento
Quem necessita de tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.
Estatística de quando se inicia o uso das substâncias: