COMBATE À COVID-19
Em um cenário de incertezas geradas pela Pandemia de COVID-19, como mitigar o risco de contaminação, retomar as atividades com a segurança que seus funcionários merecem, e ainda, garantir o respaldo legal que minimize o risco de nexo causal?
Como gerenciar os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19? Como fornecer todo o suporte de saúde que se faz necessário neste momento sem impactar na sinistralidade do plano de saúde e otimizando o tempo de afastamento dos casos suspeitos, absenteísmo e ausências evitáveis?
Pensando em dar todo respaldo necessário ao RH, SESMT e Operação das empresas neste momento delicado, a TAP desenvolveu a solução completa de COMBATE À COVID19, que visa o monitoramento ativo da saúde de seus funcionários, a redução do risco de contaminação, promoção de um ambiente saudável, diminuição do absenteísmo e sinistralidade. Por meio de indicadores como adesão a triagem, aumento ou queda de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e percentual de imunizados, o RH e alta gestão das organizações pode nortear suas decisões com responsabilidade e segurança.
O serviço TAP de combate à COVID 19 é composto pelos módulos:
• Triagem diária de COVID-19
• Telemonitoramento de COVID-19
• Gestão e Controle Vacinal contra COVID-19
Triagem diária de COVID-19
Em julho de 2020, grande parte dos estados brasileiros publicou protocolos nos quais foram apresentadas diretrizes e ações recomendadas às empresas para a prevenção, triagem de funcionários na entrada dos postos de trabalho, testagem, bem como ações de contenção a serem tomadas no caso de identificação de casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
Em exemplo é o protocolo do estado de São Paulo publicado em 15/06/2020:
https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-de-testagem-covid-19-v-04.pdf
Dentre as diretrizes apresentadas destacam-se a realização de triagem diária antes da entrada na empresa e o monitoramento dos casos suspeitos.
O Serviço TAP de Triagem diária de COVID-19 vem de encontro com estas recomendações. É realizada uma captação dos casos suspeitos de COVID-19, de modo ativo, via plataforma on line. 100% dos colaboradores da empresa recebem diariamente um questionário para identificação de sintomas ou exposições de risco, visando a identificação precoce de casos suspeitos e confirmados de COVID-19, minimizando o risco de contágio de demais funcionários da empresa e seus familiares.
O questionário de triagem pode ser disparado diariamente via e-mail ou preenchido vida QR code para colaboradores que não possuem acesso a e-mail. Ao final do preenchimento o colaborador e a empresa têm acesso a informação de liberação para as atividades ou ao alerta para aguardar o contato da equipe de saúde.
A Triagem diária de COVID-19 visa:
• Identificação e retenção precoce dos casos Suspeitos ou Confirmados de COVID-19, mitigando o risco de contaminação.
• Direcionamento de casos suspeitos para avaliação do time de Saúde.
• Mapeamento dos colaboradores que fazem parte do grupo de risco para COVID-19.
Telemonitoramento de COVID-19
Após a captação dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19, se faz necessária e imprescindível a avaliação clínica do colaborador. Em um cenário onde sintomas gripais frequentes em nosso dia a dia são sinais de alerta, o Telemonitoramento é uma maneira prática, confortável e sustentável de acolhimento e avaliação dos colaboradores, uma vez que não os expõe a ambiente com maior chance de contaminação tal qual o ambiente hospitalar e evita os custos relativos as consultas de pronto atendimento. Traz por consequência a diminuição da sinistralidade do plano de saúde e otimização do tempo de afastamento dos casos suspeitos, que passam a ser acompanhados de perto em tele-consultas frequentes, sem a necessidade da emissão de atestados médicos por longos períodos, resultando assim também na diminuição do absenteísmo.
O Serviço de Telemonitoramento de COVID-19 visa:
• Acolhimento do colaborador com suspeita de COVID-19 ou doença confirmada por equipe de saúde qualificada.
• Menor exposição da população com suspeita de COVID-19 ao ambiente hospitalar, potencialmente contaminado.
• Acompanhamento do colaborador com suspeita de COVID-19 em tele-consultas frequentes e direcionamento para exame e serviços complementares quando necessário.
• Diminuição do absenteísmo.
• Redução da Sinistralidade do Plano de Saúde
• Comprovação de controle de sinais e Sintomas de COVID para mitigar risco de contágio como ação de enfrentamento da pandemia frente a processos trabalhistas, fiscalização.
Vacinação
Segundo o Ministério Público do Trabalho, no Guia Técnico Interno no MPT sobre a Vacinação da COVID-19, de Janeiro/2021, as empresas são obrigadas a colaborar com o plano nacional de vacinação, devendo, inclusive, incluir essas ações no PCMSO. O documento diz ainda que os trabalhadores são obrigados a colaborar com as medidas de segurança e saúde do trabalho preconizadas pelas empresas, que por sua vez devem incluir a vacinação como estratégia de enfrentamento a COVID-19 no ambiente de trabalho.
Como encaixar mais este controle na rotina do time de RH ou SESMT?
A TAP tem a solução para a Gestão e Controle Vacinal contra Covid-19, visando o monitoramento da saúde de seus funcionários, a redução do risco de contaminação e a promoção de um ambiente saudável.
A Gestão e Controle Vacinal contra a Covid-19 visa:
• Diminuição do contágio dentro da empresa.
• Diminuição de passivo trabalhista.
• Comprovação da vacinação dos colaboradores e gestão deste indicador como ação de enfrentamento da pandemia.