NOVIDADES

Agosto Dourado

Compartilhe
Compartilhe

Agosto é o mês de incentivo ao Aleitamento Humano. Profissionais e organizações se unem em ações durante todo o mês, como uma estratégia de disseminação de informações baseadas em evidências científicas e promoção da cultura do aleitamento, visando melhores índices de amamentação como uma estratégia sustentável de saúde pública e bem estar coletivo.

 

AMAMENTAÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS

 

Por que Agosto Dourado?

O dourado faz alusão à definição da OMS – Organização Mundial da Saúde para o leite humano como sendo alimento de ouro para a saúde dos bebês. O leite humano é o alimento mais completo no início da vida, o único capaz de se adaptar às necessidades nutricionais e imunológicas do lactente. Em agosto a IBFAN – International Baby Food Action Network promove a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que em 2021 traz o slogan “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”, incluindo a sociedade, a família o Governo, as empresas e os empregadores como corresponsáveis pela promoção e proteção da amamentação.

 

Alguns benefícios da amamentação

Para o bebê: Prevenção de doenças do trato intestinal, diminuição do risco de doenças alérgicas, melhores respostas imunológicas, melhor desenvolvimento intelectual.

Para a mãe: Diminuição do sangramento no pós-parto, aceleração da perda de peso, redução na incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, prevenção de osteoporose e doenças cardiovasculares.

 

O que fazer no ambiente de trabalho?

A volta ao trabalho é reconhecidamente um fator de risco de desmame. Propiciar um ambiente respeitoso, com ações de comunicação e conscientização dos funcionários sobre os benefícios da amamentação e dar a oportunidade de extração e armazenamento do leite humano no ambiente da empresa são ações simples, que não exigem grande estrutura, e podem ser o primeiro passo para engajar a empresa e seus funcionários com o tema.

Bebês amamentados tem menos probabilidade de adoecimento. Além dos inegáveis benefícios de saúde há ainda, indiretamente, impacto positivo no absenteísmo e sinistralidade do plano de saúde.

 

Quais as recomendações oficiais?

A OMS recomenda o aleitamento humano exclusivo, ou seja, sem a oferta de outro alimento, até os 6 meses, de forma complementar dos 6 meses até 1 ano, período que o leite humano continua sendo o principal alimento do bebê, e a continuidade do aleitamento até os 2 anos ou mais.

No Brasil a média de tempo de amamentação é de 54 dias, muito aquém dos 2 anos ou mais preconizados pela OMS. Importante salientar que a OMS recomenda que as lactantes se vacinem contra COVID-19 sem a suspensão da amamentação.

Pesquisar

Últimas Novidades

Quero falar

com um consultor

Quero receber
uma ligação

de um consultor

QUERO FALAR

com um consultor



QUERO RECEBER
UMA LIGAÇÃO

de um consultor